Notícias

06/02/2019 - 16:41

CRP de Mato Grosso recebe visita itinerante do CFP

Encontro em MT foi segunda reunião do ano da Diretoria do CFP com Conselhos Regionais para aproximar as instituições e ampliar os canais de diálogo

CRP de Mato Grosso recebe visita itinerante do CFP

Em mais uma visita itinerante, a Diretoria do Conselho Federal de Psicologia (CFP) reuniu-se com o Conselho Regional de Mato Grosso (CRP-18), na sede do Regional, em Cuiabá, na quinta-feira (31).

O presidente do CFP, Rogério Giannini, destacou a importância dos encontros do CFP com os Regionais, permitindo, inclusive, uma gestão mais participativa do Sistema Conselhos, trazendo benefícios diretos às(aos) psicólogas(os). Na mesma linha, a tesoureira do CFP, Norma Cosmo, enfatizou a troca de experiências entre os Conselhos a partir dessas visitas itinerantes da Diretoria.

O encontro no CRP-MT tratou da gestão interna do Conselho Regional, além de demandas específicas do Mato Grosso, como ações voltadas aos povos indígenas. A Diretoria do CFP falou, ainda, da importância dos Regionais conhecerem e acompanharem as representações da Psicologia nas instâncias, sejam municipais, estaduais ou federal. O CFP tem assento em cerca de 80 instâncias e conselhos de representação, como o Conselho Nacional de Saúde (CNS), o Comitê Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (CNPCT) e a Comissão Intersetorial de Saúde Indígena.

Além de Giannini e Norma Cosmo, participaram da reunião pelo CFP a vice-presidente do CFP,  Ana Sandra Fernandes, o conselheiro secretário Pedro Paulo Bicalho. Eles estiveram reunidos com a presidente do CRP-MT Morgana Moura, o tesoureiro Gabriel Henrique Figueiredo, a secretária Pamela Cristina da Rocha, e as(os) conselheiras(os) Karina Moshage, Sheila Carla de Queiroz, Zeni Luersen e Carleandro Roberto de Souza, que participou por vídeo chamada.

“Acredito que as visitas da Diretoria do CFP aos Regionais é um ótimo dispositivo para aproximação e alinhamento do Sistema Conselhos de Psicologia”, corroborou Morgana Moura, presidente do CRP-MT. Para ela, foi muito importante para o Conselho Regional receber o CFP em sua sede, para poder apresentar de forma mais qualificada as especificidades do território, assim como algumas demandas mais significativas, como por exemplo a ascensão dos cursos de Psicologia dentro do estado, inclusive cursos à distância.

Visita itinerante

As visitas itinerantes da Diretoria do CFP vêm ocorrendo desde 2017 e já foram realizadas nos CRPs do Ceará, da Paraíba, de Alagoas, de Pernambuco, da Bahia, do Maranhão, de Sergipe, do Espírito Santo, do Rio de Janeiro, de São Paulo, do Mato Grosso do Sul, de Tocantins, do Rio Grande do Norte, de Minas Gerais, do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Piauí, do Distrito Federal, do Amazonas, do Pará/Amapá, e ainda nas seções Acre e Rondônia. O objetivo das visitas é aproximar as instituições, criar canais de diálogo cada vez mais próximos, conhecer as realidades locais e ajustar diretrizes de âmbito nacional.

Leia mais

CFP realiza visita à sede do CRP-MA

CFP faz visita itinerante ao CRP do Pará/Amapá

CFP itinerante visita CRP do Piauí

CRP Santa Catarina recebe visita itinerante do CFP

CFP faz visita itinerante ao CRP do Rio Grande do Sul

CFP visita seção Acre do CRP 20

Diálogos itinerantes: a hora do Rio Grande do Norte