Revista Psicologia: Ciência e Profissão

MISSÃO
Sua missão principal é contribuir para a formação profissional do psicólogo brasileiro bem como socializar o conhecimento psicológico produzido por aqueles que pesquisam e/ou atuam no campo da Psicologia.

PERIODICIDADE
Na modalidade de publicação em fluxo contínuo (Rolling pass), um artigo aprovado em todas as etapas de avaliação pode  ser disponibilizado no site da revista, não sendo necessário esperar o fechamento da edição, proporcionando maior agilidade ao processo de publicação.

Além dos números regulares, a Revista PCP publica edições especiais e dossiês, impressos e digitais, em caráter excepcional, a critério da Gestão do CFP e da Comissão Editorial da Revista, em função da relevância atribuída a uma temática.

EDIÇÕES
Para conferir as edições mais recentes clique aqui.
Edições antigas (1979 – 2010) – clique aqui.
Acesse a tabela de áreas de conhecimento do periódico.

Fontes de indexação
INDEX – Psi Periódicos (CFP/PUCCAMP)
LILACS – Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde  (BIREME)
CLASE – Citas Latino-americanas  em Ciências Sociales y Humanidades
LATINDEX – Sistema Regional de Infórmacion em Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal
PsycINFO – American Psychological Association
SciELO – Scientific Eletronic Library Online
REDALYC – Red de Revistas Científicas de América Latina Y El Caribe, España Y Portugal – México
PSICODOC – Base de Datos Bibliográfica de Psicología (Colégio Oficial de Psicólogos de Madrid / Universidad Complutense de Madrid)
DOAJ – Directory of Open Access Journals
PROQUEST

Direitos Autorais – Copyright
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.

Os direitos autorais dos manuscritos publicados pela RPCP continuam sendo de propriedade dos autores, que cedem o direito de primeira publicação para a revista PCP.

O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).

A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).

É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação dos artigos às normas da publicação.

O conteúdo dos artigos publicados na Revista PCP são de inteira responsabilidade dos autores. Desta maneira, a RPCP, a Editora, Comissão Editorial, os Editores Associados e demais agentes diretamente envolvidos no processo de produção da RPCP isentam-se, totalmente, de qualquer responsabilidade pelas consequências de quaisquer dados, opiniões ou afirmativas erradas ou enganosas.

Propriedade intelectual
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY 4.0.

Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Declaração sobre ética e boas práticas de publicação
Para publicar um manuscrito na Revista PCP deve-se estar de acordo com padrões de comportamento ético esperados por todas as partes envolvidas no ato de publicação: autores(as), editores(as) da Revista e pareceristas.

Esta declaração é baseada nas “Diretrizes de melhores práticas para editores de revistas” descritas pelo Código de Conduta e Normas de Boas Práticas para Editores de Revistas do Comité sobre Ética na Publicação – COPE, (disponível em http://publicationethics.org/).

Transparência
Os autores e/ou as autoras serão comunicados, automaticamente, sobre o recebimento do texto e poderão acompanhar o processo de editoração eletrônica, utilizando seu nome de usuário e senha. Os textos somente iniciarão o processo editorial com o registro de todas as autoras e/ou todos os autores na página da Revista e de seus respectivos e-mails.

Ciência aberta
De acordo com práticas da Ciência Aberta, a  Revista PCP adota uma postura crítica e estratégica, e vem produzindo um conhecimento acessível, transparente e organizado, com o entendimento sobre os limites e possibilidades que contribuem para o progresso da ciência.

A revista está hospedada na Plataforma OJS (Open Journal Systems) e não cobra taxas para publicação dos artigos.

Todo nosso conteúdo é publicado sob a Licença Creative Commons – CC By 4.0.

Patrocinadores
Conselho Federal de Psicologia
http://www.cfp.org.br
revista@cfp.org.br
SAF/SUL Q. 02, lote 02, Bloco B
Edifício Via Office, térreo, sala 104
Brasília-DF
CEP.: 70.070-600
Telefone: (61) 2109-0100