Revista Psicologia: Ciência e Profissão

Forma de submissão:
Os textos originais e todos os documentos necessários deverão ser submetidos via Plataforma SciELO, mediante cadastro do(a) autor(a) na página da Revista PCP (http://submission.scielo.br/index.php/pcp/about/submissions#authorGuidelines).

Não serão aceitos em hipótese alguma o envio de documentos por e-mail.

Submissão de textos manuscritos pela(s) autora(s) e pelo(s) autor(es):
As autoras e/ou os autores devem atentar-se às seguintes especificações de envio:

Os arquivos complementares (Carta à editora, Folha de rosto e parecer do comitê de ética) devem ser enviados via Plataforma SciELO como “Documento Suplementar”.

1) Carta à editora
As autoras e/ou os autores devem dar ciência da sua concordância com a publicação do texto à Revista Psicologia: Ciência e Profissão por meio de carta à editora assinada por todas as autoras e/ou todos os autores, digitalizada e enviada via Plataforma SciELO como “Documento Suplementar”, em PDF, atendendo às seguintes exigências:

a)  A carta deve ser assinada por todos os autores;

b) Identificar o tipo de texto, conforme especificado no item “Forma e preparação dos textos”;

c) Declarar que o texto é inédito, original e que não foi submetido ou publicado em outro meio de divulgação científica;

d) Apresentar o parecer do Comitê de Ética ou declarar que os procedimentos éticos de pesquisa foram cumpridos. A Comissão Editorial poderá solicitar documentos relacionados às resoluções vigentes (Resolução CONEP n. 466 de 2012 e/ou Resolução CONEP n. 510 de 2016). Solicita-se não colocar qualquer dado do parecer do comitê de ética no corpo do manuscrito para evitar identificação dos autores.

e) Caso o artigo tenha mais de 4 autores/autoras, deve ser especificada a contribuição de cada um/uma na concepção e execução da pesquisa e/ou na elaboração do manuscrito.

Somente serão avaliados os textos submetidos à Revista PCP via Plataforma SciELO.

2) Folha de Rosto
A folha de rosto deverá ser enviada via Plataforma SciELO como “Documento Suplementar”, contendo:

Título em português (máximo de 12 palavras);

 Título em inglês;

Título em espanhol;

Título reduzido;

Nome, titulação e afiliação institucional e/ou profissional, por extenso, de cada um dos autores

Nomes dos autores como devem aparecer em citações

Endereço de correspondência do autor ou da autora com o qual a Revista poderá manter contato.

Informação de financiamento de pesquisa pelas agências de fomento quando pertinentes.

Caso o artigo tenha mais de 4 autores/autoras, deve ser especificada a contribuição de cada um/uma na concepção e execução da pesquisa e/ou na elaboração do manuscrito.

3) Apresentação formal do texto

Os textos originais e todos os documentos necessários deverão ser submetidos via Plataforma SciELO, mediante cadastro do(a) autor(a) na página da Revista PCP (http://submission.scielo.br/index.php/pcp/about/submissions#authorGuidelines).

Não serão aceitos em hipótese alguma, o envio de documentos por e-mail.

Para garantir a revisão às cegas, as autoras ou os autores serão responsáveis por retirar do texto qualquer forma de identificação de autoria.

Os autores e/ou as autoras serão comunicados, automaticamente, sobre o recebimento do texto e poderão acompanhar o processo de editoração eletrônica, utilizando seu nome de usuário e senha. Os textos somente iniciarão o processo editorial com o registro de todas as autoras e/ou todos os autores na página da Revista e de seus respectivos e-mails. 

Não há taxas para submissão e avaliação de artigos.