Revista Psicologia: Ciência e Profissão

Escopo e Política Editorial
Revista Psicologia: Ciência e Profissão é uma publicação vinculada ao Conselho Federal de Psicologia e foi criada pela Resolução CFP nº 26, de 26/07/1979.

Sua missão principal é contribuir para a formação profissional do psicólogo brasileiro, bem como socializar o conhecimento psicológico produzido por aqueles que pesquisam e/ou atuam no campo da Psicologia.

Os textos submetidos devem ser originais, podendo estar escritos em português, inglês, espanhol ou francês, e possui  relevância científica e social para a produção do conhecimento em Psicologia, em uma perspectiva crítica, consonantes com as políticas da profissão e atentos aos Direitos Humanos.

Desde o ano de 2019 a Revista PCP adota a modalidade de publicação fluxo contínuo, ou seja, após aprovado em todas as etapas de avaliação, o artigo pode ser disponibilizado no site da revista, não sendo necessário esperar o fechamento da edição, proporcionando assim, maior agilidade ao processo de publicação.

Também são publicadas edições especiais e dossiês, em caráter excepcional, à critério da Gestão do CFP e da Comissão Editorial da revista, em função de alguma temática relevante no momento.

O título abreviado do periódico é Psicol., Ciênc. Prof. (Impr). que deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

Política de acesso livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Processo de avaliação por pares
Os trabalhos enviados devem estar de acordo com as normas editoriais da revista. Serão aceitos ou recusados com base no parecer da Comissão Editorial que poderá, fazer uso de pareceristas ad hoc.

Forma e preparação de manuscritos
O manuscrito submetido a RPCP não pode ter sido publicado em outro veículo de divulgação (revista, livro, etc.) e não pode ser simultaneamente submetido ou publicado em outro meio de divulgação científica ou de pesquisa.

Todas as submissões de manuscritos devem seguir as Normas de Publicação da APA: American Psychological Association. (2010). Publication manual of the American Psychological Association (6th ed.). Washington, DC: Author), no que diz respeito ao estilo de apresentação do manuscrito e aos aspectos éticos inerentes à realização de um trabalho científico. A omissão de informação no detalhamento que se segue implica que prevalece a orientação da APA.

Categorias publicadas pela Revista Psicologia: Ciência e Profissão:

A RPCP aceita artigos/publicações no campo da produção do conhecimento e das práticas profissionais da psicologia em interface com outras temáticas que estão presentes no contexto do desenvolvimento das práticas psicológicas da profissão.

  1. Estudo teórico – Exige-se, na revista, que o estudo teórico, nos diferentes campos do conhecimento, contribua para o aprofundamento de um tema ou conceito e apresente um debate teórico que mapeie o estado da arte, culminando em apontamentos que sugiram uma perspectiva crítica e inovadora no campo da psicologia e suas interfaces. Artigos de revisão bibliográfica que somente mencionam a posição de outros autores sobre conceitos e teorias e que pesquisam ou realizam levantamentos de temáticas em base de dados não serão aceitos por este periódico. Deve ter entre 20 e 25 laudas, não considerando resumos e referências.
  2. Relato de pesquisa – Investigações inéditas, de relevância científica, construídas a partir de materiais empíricos. É necessário explicitar os fundamentos teórico-metodológicos, as análises e as discussões decorrentes da pesquisa. Deve ter entre 20 e 25 laudas, não considerando resumos e referências;
  3. Relato de experiência – Relatos de experiência relacionados à intervenção profissional, que tragam contribuições para as práticas em Psicologia. Deve ter entre 20 e 25 laudas, não considerando resumos e referências.

O título abreviado do periódico é Psicol., Ciênc. Prof. que deve ser usado em notas de rodapé e referências.

Os artigos aceitos para a publicação se tornam propriedade da revista.

Caso a autora ou o autor queira divulgar seu trabalho em outro formato deve citar esta primeira publicação.

Preparação dos textos
O texto submetido a RPCP não pode ter sido publicado em outro veículo de divulgação (revista, livro, etc.) e não pode ser simultaneamente submetido ou publicado em outro meio de divulgação científica ou de pesquisa.

Todas as submissões devem seguir as Normas de Publicação da APA: American Psychological Association. (2010). Publication manual of the American Psychological Association (6th ed.). Washington, DC: Author), no que diz respeito ao estilo de apresentação do texto e aos aspectos éticos inerentes à realização de um trabalho científico. A omissão de informação no detalhamento que se segue implica que prevalece a orientação da APA.

Critérios gerais para avaliação dos manuscritos 

  1. Os trabalhos enviados podem ser redigidos em português, em inglês, em espanhol ou em francês, obrigatoriamente com títulos e resumos em português, inglês e espanhol;
  2. Espaço duplo, fonte Times New Roman, tamanho 12, margens de 2,54 centímetros, texto alinhado à esquerda;
  3. Textos devem ser submetidos em extensão .doc. ou .docx;
  4. Tabelas e figuras (gráficos e imagens) devem constar no corpo de texto, mas necessariamente em formato editável. Anexos não são aceitos;
  5. As páginas não devem ser numeradas;
  6. O título deve ter até 12 palavras, ser centralizado, em negrito e conter letras maiúsculas e minúsculas;
  7. O título deve explicitar o(s) fenômeno(s) estudado(s) e a relação com o contexto de investigação;
  8. O resumo deve corresponder ao desenvolvimento do texto e conter de 150 a 250 palavras, e de 3 a 5 palavras-chave em cada um dos resumos;
  9. As referências e formas de citação devem seguir as Normas de Publicação da APA: American Psychological Association. (2010). Publication manual of the American Psychological Association (6th ed.). Washington, DC: Author);
  10. Se uma citação ou trecho de entrevista compreende menos do que 40 palavras, incorpore-a ao texto e a coloque entre aspas duplas. Caso compreenda 40 ou mais palavras, apresente-a em um bloco de texto separado e omita as aspas;.
  11. Todas as referências citadas no texto devem aparecer na lista de referências/ Todos os autores que constam na referência devem estar citados no texto;
  12. Todos os endereços de páginas na Internet (URLs) incluídos no texto devem estar ativos e prontos para acesso imediato.
  13. Autores e coautores que estejam com artigo em avaliação não podem submeter um novo até a decisão editorial.
  14. Todos os autores e coautores devem ter seu Open Researcher and Contributor ID – ORCID cadastrado em seu perfil do SciELO. Caso não tenha o ORCID, fazer o cadastro em https://orcid.org/register.
  15. Autores de artigos que não possuem graduação completa na área de Psicologia ou afins deverão ter em coautoria um profissional com no mínimo graduação.

Etapas de avaliação

  • Os textos serão avaliados quanto a sua adequação às normas de submissão da Revista. Havendo equívocos no processo de submissão as autoras e/ou os autores serão notificados e o texto arquivado, ficando a critério das autoras e/ou dos autores uma nova submissão;
  • Os textos aprovados na primeira etapa serão avaliados pela Comissão Editorial em relação a sua coerência com o escopo da revista. Para tanto, a comissão editorial poderá recorrer ao conselho consultivo. Em caso de dissonância o texto poderá ser arquivado e as autoras e ou os autores notificados.
  • Os textos aprovados nas etapas anteriores serão submetidos à avaliação de pareceristas ad hoc, omitida a identidade das autoras e/ou  dos autores. Após esta avaliação o texto poderá ser recusado, encaminhado para reformulações ou aceito para publicação. Em todos os casos as autoras ou os autores serão notificados.