Notícias

19/07/2024 - 15:23

CFP participa de congresso da Sociedade Interamericana de Psicologia e destaca experiência brasileira

Encontro reuniu representantes da América do Sul, América Central, América do Norte, Caribe e de diversos outros países para a troca de conhecimento científico da prática psicológica

CFP participa de congresso da Sociedade Interamericana de Psicologia e destaca experiência brasileira

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) participou, entre os dias 25 e 28 de junho, do IX Congresso Regional da Sociedade Interamericana de Psicologia, realizado em Arequipa, Peru.

O encontro buscou promover espaços de troca de conhecimento científico e de reflexão da prática psicológica, reunindo representantes da América do Sul, América Central, América do Norte, Caribe e de diversos outros países.

Pedro Paulo Bicalho, presidente do CFP, e o conselheiro Jefferson Bernardes representaram o Conselho Federal no evento, fortalecendo a agenda de internacionalização da Psicologia brasileira.

Durante o encontro, a incidência da Psicologia praticada no Brasil sobre as políticas públicas de Estado ganhou destaque entre as(os) participantes, evidenciando o protagonismo dessa ciência e profissão na luta por direitos e na defesa do cuidado em saúde mental livre de todas as formas de violências, estigmas e opressão.

O disciplinamento ético da Psicologia brasileira foi outro ponto evidenciado durante os debates, ressaltando que diante de um contexto tão diverso e plural quanto o brasileiro, faz-se necessária uma estrutura robusta de orientação e fiscalização no âmbito dos Conselhos Regionais (CRPs).

Como parte da programação oficial, uma reunião com representantes dos colégios de Psicologia de países da América Latina e Caribe teve como objetivo iniciar a formação de uma rede e elaborar estratégias articuladas, com diversas entidades, no sentido de fortalecer a colaboração entre os países diante de temas como formação continuada, políticas públicas, tecnologia, regulação da prática profissional e atuação em contexto de emergências e desastres.

Na avaliação de Pedro Paulo Bicalho, o IX Congresso Regional significou valioso momento de compreensão sobre como a Psicologia brasileira se insere no contexto global. “O diálogo com outras nações nos mostra que sempre é possível avançar em soluções para os problemas que enfrentamos em nosso país. Mas também aponta que, em muitos aspectos, podemos contribuir de forma colaborativa para o fortalecimento da Psicologia em outras regiões do mundo a partir da diversidade e da experiência brasileira”, ressaltou o presidente do CFP.

Para o conselheiro Jefferson Bernardes, o intercâmbio de práticas e saberes possibilitou a aproximação dos países em relação aos desafios comuns, demarcando o compromisso coletivo na superação dos entraves que se colocam no cenário internacional. ” Fortalecemos laços importantes nesse encontro e muitas formas possíveis de cooperação terão andamento”, destacou.

Matérias relacionadas

Encontro reúne cerca de 3 mil profissionais e estudantes para intercâmbio de práticas e saberes entre Psicologia brasileira e cubana

Encontro binacional promovido em cooperação entre CFP e Sociedade Cubana de Psicologia abre inscrições para profissionais e estudantes

CFP fortalece articulação estratégica para a troca de saberes e integração internacional da Psicologia brasileira

CFP leva experiências brasileiras ao primeiro Congresso Centroamericano de Psicologia

Conselho Federal de Psicologia e Associação de Psicólogos Brasileiros em Portugal dialogam sobre exercício profissional

CFP compartilha com profissionais de Psicologia do Chile experiência brasileira de combate a terapias de conversão

Conselho Federal de Psicologia debate ações e políticas na América Latina sobre saúde mental e luta antimanicomial

Experiência da Psicologia brasileira no enfrentamento às práticas de conversão sexual é compartilhada com países da América Latina

Congresso ULAPSI: CFP e entidades de diversos países promovem intercâmbio para integração da Psicologia latino-americana