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07/05/2024 - 18:00

Encontro reúne cerca de 3 mil profissionais e estudantes para intercâmbio de práticas e saberes entre Psicologia brasileira e cubana

Transmitida pelo YouTube CFP, atividade se insere em uma ação estratégica que busca promover e conectar a Psicologia brasileira com entidades, pesquisadores e profissionais de outros países

Encontro reúne cerca de 3 mil profissionais e estudantes para intercâmbio de práticas e saberes entre Psicologia brasileira e cubana

Cerca de 3 mil profissionais da Psicologia, docentes e estudantes da área em todo o país participaram da oportunidade de formação promovida pelo I Encontro Binacional de Intercâmbio em Psicologia: Brasil e Cuba, realizado entre os dias 10 e 11 de abril. Das 4.417 pessoas inscritas, 2.736 participaram dos dois dias de atividades.

Sediado em Havana, o evento foi uma parceria entre o Conselho Federal de Psicologia (CFP) e a Sociedade Cubana de Psicologia (SCP) e debateu temas como saúde, educação inclusiva, neurociências, psicologia comunitária e ambiental – compartilhando conhecimentos do exercício profissional em áreas relevantes nos dois países.

Os diálogos foram transmitidos em tempo real pelo YouTube do CFP, com certificação à categoria e a estudantes previamente inscritos.

O Encontro Binacional se insere em uma ampla ação estratégica do Conselho Federal de Psicologia que busca conectar a Psicologia brasileira com entidades, pesquisadores e profissionais de outros países. Confira aqui mais detalhes dessa agenda de articulação.

O objetivo é fortalecer a presença da Psicologia brasileira no cenário internacional, promovendo a troca de saberes, a difusão de boas práticas e a integração profissional com outros países da América Latina, Caribe, nações de língua portuguesa e de referência em campos de atuação específicos.

Durante a solenidade de abertura do Encontro Brasil-Cuba, a conselheira-secretária do CFP, Izabel Hazin, pontuou que a Psicologia brasileira enfrenta os desafios de atender as demandas de um país imenso e diverso, marcado por peculiaridades culturais e desigualdades estruturantes. “A Psicologia brasileira é uma ciência e profissão que tem grande presença nas políticas de saúde e de assistência social, bem como em outros espaços de promoção e defesa de direitos. No entanto, ainda é preciso superar o viés colonialista e acrítico que marca nossa constituição histórica. Ainda estamos aprendendo a ser uma Psicologia que efetivamente se comprometa com a não perpetuação da desigualdade, da pobreza e da exclusão”, destacou.

O presidente da Sociedade Cubana de Psicologia (SCP), Jorge Enrique Torralbas, ressaltou a importância de estreitar laços institucionais e promover cooperação no que se refere ao exercício profissional da Psicologia em ambos os países. “A programação do encontro binacional expressa a relevância de um diálogo contínuo em temas que são tão importantes para Brasil e Cuba no que se refere ao exercício da Psicologia. É um marco histórico, que tem a ver com o presente em nossa região, com o que acontece ao redor do mundo e com o papel da Psicologia nesses desafios”.

Intercâmbio
Durante a programação, profissionais da Psicologia de Cuba compartilharam com o público brasileiro experiências nos contextos de atuação comunitária, das neurociências, da saúde e da educação – inclusive no campo da perspectiva inclusiva.
Do mesmo modo, o CFP apresentou o panorama da formação e da atuação profissional no Brasil, incluindo aspectos como a inserção da categoria no Sistema Único de Saúde, o papel da Psicologia na educação e as mobilizações em torno da Lei que assegura que a presença de psicólogas(os) na rede pública de educação básica.
Compôs ainda a agenda um debate sobre as experiências de trabalho na Psicologia Comunitária e Ambiental em ambos os países.
Todos os debates podem ser acessados na íntegra pelo YouTube do Conselho Federal de Psicologia:

10 de abril
11 de abril

Confira a seguir alguns dos principais destaques.

Panorama da formação
(Primeiro dia – 1:01:03 até 2:19:17)

Dados do Censo da Psicologia Brasileira foram apresentados pelo conselheiro do CFP Jefferson Bernardes, que traçou um panorama sobre o exercício da profissão no Brasil e suas principais transformações ao longo dos anos.”Entre os desafios identificados no estudo, que reuniu mais de 20 mil profissionais, está o de concretizar uma formação orientada pela prática social e que responda às demandas do povo brasileiro no cotidiano. Além disso, é necessário aprofundar o diálogo da prática profissional e da formação em Psicologia com questões contemporâneas, como identidade de gênero, orientação sexual, raças/etnias, entre outros”, reforçou. Acesse a apresentação.

A professora da Faculdade de Psicologia da Universidade de Havana e membro do Conselho Diretivo Nacional da SCP, Arianne Medina Macías, detalhou as características da formação cubana em Psicologia. Segundo ela, a formação com múltiplas competências realizadas em seu país contribuiu para reduzir algumas carências que existem na área acadêmica e, também, no campo do trabalho. Acesse a apresentação.

Psicologia nos sistemas de saúde
(Primeiro dia – 2:21:23 até 4:01:13)

A incidência da Psicologia brasileira no Sistema Único de Saúde (SUS) foi tema destacado pelo conselheiro Gabriel Figueiredo, que detalhou a presença de psicólogas e psicólogos nos diversos níveis de cuidado – bem como em espaços de controle social dessas políticas públicas. “O Brasil encontra-se em um momento de reconstrução das políticas públicas, e a Psicologia brasileira reafirma a luta por um sistema de saúde gratuito, de qualidade e para todas as pessoas. Uma assistência psicossocial que confira dignidade, em consonância com a reforma psiquiátrica”. Acesse a apresentação.

Wilfredo Pérez Rodríguez, chefe do serviço de Psicologia do Hospital Clínico-Cirúrgico Hermano Ameijeiras, abordou a experiência da Psicologia cubana no contexto hospitalar. Segundo ele, em Cuba, o profissional psicóloga(o) precisa estar preparada(o) para compensar o avanço tecnológico na medicina com a consideração de fatores sócio-psicológicos, bem como preparar as pessoas para intervenções médicas, desenvolver pesquisas multidisciplinares e aprofundar a busca do fator humano na gênese e no desenvolvimento das doenças. Rodríguez explanou ainda sobre as principais funções da(o) psicóloga(o) a partir de suas atribuições no campo social, docente, investigativo e institucional. Acesse a apresentação.

Neuropsicologia
(Primeiro dia – 4:03:12 até 5:06:55)

Os diálogos relacionados ao campo da Neuropsicologia destacaram a formação, legislação e prática profissional. A conselheira do CFP Izabel Hazin pontuou que a Neuropsicologia brasileira desenvolveu-se a partir da confluência de saberes da Psicologia, da Psiquiatria e da Neurologia e que constituiu uma especialidade. “Ainda são desafios as restrições econômicas na prestação dos serviços, a disponibilidade limitada de métodos de avaliação e tratamentos adequados, a estigmatização e o desconhecimento acerca dos transtornos neurológicos e a falta de formação especializada nos cursos de graduação”, pontuou. Acesse a apresentação.

O presidente da Sociedade Cubana de Psicologia (SCP), Jorge Enrique Torralbas, apresentou a experiência cubana na linha da Ciberpsicologia relacionada a temas como dependência de internet, cyberbullying, identidade on-line, privacidade digital, entre outros aspectos relacionados à vida digital das pessoas. Torralbas destacou o papel da Psicologia diante dos desafios que se colocam a partir das relações estabelecidas pelos meios digitais, tendo como enfoque a ocorrência de novas formas de se relacionar, impactos na privacidade e na conexão emocional nas relações. Acesse a apresentação.

Educação inclusiva
(Segundo dia – 00:01 até 1:10:50)

A interface da Psicologia com a educação e a educação inclusiva também integrou a programação de diálogos. A conselheira do CFP Rosana Figueiredo destacou a educação como um direito social garantido pelo Estado brasileiro e o trabalho de profissionais da Psicologia no ambiente escolar, voltado ao desenvolvimento de crianças e adolescentes em suas dimensões cognitiva e comportamental. Destacou ainda que, em 2007, o CFP instituiu entre o rol de especialidades da profissão a de Psicologia da Educação, apresentando também a Lei 13.935/2019, que determina a presença de psicólogos e assistentes sociais na rede pública de educação básica. Acesse a apresentação.

O professor titular de Psicologia da Faculdade de Havana, Omar Torres Rodríguez dialogou sobre as práticas da Psicologia escolar no campo da docência, pesquisa e extensão universitária, trazendo uma visão inter e transdisciplinar do papel da Psicologia Educacional para a diversidade e a inclusão social. Rodríguez abordou políticas e práticas inclusivas a pessoas com necessidades educacionais especiais, passando por questões de diagnóstico, orientação, atendimento a pessoas com transtorno do espectro autista, tecnologias assistivas e diálogo com as famílias. Acesse a apresentação.

Psicologia Comunitária e Ambiental
(Segundo dia – 2:52:03 até 4:24:50)

As relações pessoa-ambiente foram destacadas como o foco principal do trabalho das(os) psicólogas(os) ambientais no Brasil. A conselheira Alessandra Almeida abordou a interação da Psicologia no modo como as pessoas pertencentes a diferentes grupos interagem nos espaços naturais e constroem os seus espaços de vida materiais e simbólicos. A representante do CFP destacou a perspectiva crítica da Psicologia Ambiental no Brasil e seu olhar sobre os efeitos do capitalismo e as estratégias de resistência. Acesse a apresentação.

No mesmo painel temático, Yamila Roque Doval, diretora do Centro de Estudos Comunitários Villa Clara, falou sobre as práticas cubanas na linha da Psicologia Comunitária, baseada na investigação, na formação universitária e no exercício profissional. O modelo de aprendizagem colaborativa nesse campo, salientou Yamila, transcende os problemas acadêmicos de adquirir informações, processá-las e incorporar novas habilidades e conhecimentos. Trata-se de um modelo que contribui para alcançar importantes objetivos sociais, relacionando a vida social atual com a vida e o trabalho futuros. Acesse a apresentação.

Abordagem histórico-cultural
(Segundo dia – 1:20:20 até 2:42:55)

Laura Domínguez, professora da Faculdade de Psicologia da Universidade de Havana, destacou que a visão dialética no contexto da Psicologia Histórico-Cultural permite integrar outras concepções que contribuem significativamente para o conhecimento do desenvolvimento psicológico, de forma e identificar as principais características psicológicas das diferentes idades que compõem o ciclo vital do desenvolvimento humano. Acesse a apresentação.

A conselheira-secretária do CFP Izabel Hazin, elucidou que, no Brasil, a Psicologia Histórico-Cultural não embasou políticas públicas educacionais, ao contrário do que ocorrera em Cuba. Abordou também os principais autores que influenciaram a temática no Brasil, com destaque para Lev Vigotski; os grupos de pesquisa que tratam sobre o tema; e os principais desafios na área. Acesse a apresentação.

Para Roberto Corral Ruso, professor da Faculdade de Psicologia da Universidade de Havana, essa é uma área do conhecimento ainda em construção, que carece de mais aprofundamento para a compreensão de determinadas questões e especificidades. Ruso mencionou o educador brasileiro Paulo Freire como uma importante referência na literatura sobre educação e seu papel em destacar o diálogo como instrumento de aprendizagem emancipadora.

Visitas técnicas
A comitiva do Conselho Federal de Psicologia participou de duas visitas técnicas na semana em que esteve em Havana para as atividades do Encontro Binacional.

A primeira delas foi na Escola Unificada Felipe Poey Aloy, instituição com 410 crianças matriculadas, que recebem educação formal e alimentação. Na unidade há um investimento no vínculo entre a instituição, as famílias e a comunidade. A universidade também está presente por meio de atividades de extensão, permitindo à Psicologia cubana contribuir com o cuidado e a formação das crianças.

As(os) conselheiras(os) do CFP também estiveram no Hospital Hermanos Ameijeiras, referência no cuidado à população cubana e cujo trabalho tem tido projeção internacional nos últimos anos. A instituição foi fundada em 3 de dezembro de 1982 e conta atualmente com 578 leitos para todas as mais de 40 especialidades. Na ocasião, os representantes do Conselho Federal de Psicologia puderam dialogar sobre a inserção da categoria no contexto hospitalar. Também falaram sobre os desafios da formação, da residência e as principais práticas no dia a dia da instituição, demarcando a contribuição da Psicologia nesse cenário, entre as quais, o de humanizar os processos dentro da instituição.

Dia da Psicologia
O I Encontro Binacional de Intercâmbio em Psicologia: Brasil e Cuba foi destaque também na cerimônia que marcou o Dia da Psicologia Cubana, celebrado em 13 de abril.

Durante a solenidade, ocorrida na Universidade de Havana, Jorge Enrique Torralbas, presidente da Sociedade Cubana de Psicologia (SCP), mencionou o encontro binacional, a importância da aproximação entre a Psicologia cubana e brasileira e a necessidade do intercâmbio contínuo para o desenvolvimento da profissão nos dois países. “A Psicologia cubana está atenta a construir o país que desejamos”, frisou.

Representando o CFP no evento, Izabel Hazin destacou o expressivo número de brasileiras(os) que acompanharam o encontro pelo YouTube do Conselho Federal de Psicologia, evidência do interesse e de aliança entre os Estados para o intercâmbio de conhecimento científico e o desenvolvimento de uma Psicologia crítica, baseada nos direitos humanos e na amizade. “Estamos honradas em estar aqui, neste dia tão especial para a Psicologia cubana”, ressaltou a conselheira.

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